FELIZ 2013

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

#CONTRAUMENTO


#CONTRA







NO DIA 03 DE JULHO DE 2011 PUBLIQUEI EM MEU BLOG UMA MATÉRIA SOBRE OS ESTUDANTES. E INSERIDA NA MATÉRIA UM ALERTA PARA AS AUTORIDADES. ESSE MESMO ALERTA JÁ FRA DADO POR OUTROS MEIO DE COMUNICAÇÃO EM TODO O PAÍS. MAS FÔRA IGNORADO POR TODOS. ESTÁ AÍ O RESULTADO: A EXPLOSÃO!

Acontece meus amigos, que o povo brasileiro está cansado de ser achincalhado, achatado, massacrado pelo poder público. Eles mandam e desmandam e o povo engole tudo calado! Mas uma hora o negócio entala. E entalou! Não desceu goela abaixo. E esse negócio do transporte público em Teresina é antigo. Há muito tempo que existe um círculo vicioso e amoroso entre os Empresários, Motoristas, Vereadores e Prefeitura. No tocante ao aumento das passagens. Querem uma prova? Esperem o mês de maio. Greve dos motoristas, e etc. e etc. houve uma época em que estava desempregado e procurei emprego nas empresas de ônibus. Sabem o que ouvira por lá? Tu queres um emprego aqui? Arruma uma carta de um vereador. Só com carta! E sabem quem tinha a maior quantidade de vagas? O presidente da câmara. O nome dele vou me dar o direito de preservar por enquanto.
POIS ENTÃO MEUS AMIGOS! CHEGOU A HORA E O POVO EXPLODIU. É GREVE, PROTESTO PARA TODO LADO. O MUNDO ESTÁ MUDANDO.
Outra coisa, esse negócio de bater de frente com os estudantes, espancar, arrastar e prender? É bobagem! Isso é tudo que eles e a oposição querem.
-------



ALGO QUEIMA POR DEBAIXO DO LIXÃO


Quem tem menos de 20 anos hoje, por certo não sabe e nem sentiu na pele os problemas vividos no tempo da ditadura. Como também não sabe o que é um movimento político ou estudantil, haja vista que a democracia nos permitiu um alívio e até mesmo um comodismo geral. Como também não sabe o que é INFLAÇÃO. Mas parece que alguma coisa está fedendo no ar, ou queimando por debaixo do lixão! 2011 foi e está sendo sacudido por diversos movimentos de protestos. Será que o povo tá acordando do sonho de CINDERELA? Hoje vivemos uma aparente calma nos “portos”. E acompanhando essa onda de movimentos revolucionístas e protestos questionativos, um grupo de estudantes de Teresina resolveu sair do casulo. Esta semana fui surpreendido por um movimento de alunos secundaristas representando a entidade UMES e a categoria, resolveu invadir um prédio público que há muito se encontrava fechado.
LEIAM O QUE FALA UM DOS SEUS REPRESENTANTES.
Pergunta: — Por que vocês estão aqui, e o que querem com esse movimento?

Resposta: — Nós estamos aqui para garantir uma nova sede para entidade  UMES.  O movimento estudantil se reuniu justamente para organizar e defender questões como por ex.: o AUMENTO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS, que é uma injustiça para com os trabalhadores e os estudantes de Teresina; assim como também para organizar uma luta por uma melhor educação no Estado, que é o papel da UMES, dos estudantes secundaristas, ou seja; o papel da UMES é está LUTANDO PELA melhoria da educação e dos estudantes, bem como por melhores condições no transportes público. E somos contra o aumento na passagem de ônibus. Já que agora a juventude também é pauta do governo federal. Faz parte da constituição. Então é isso, nós estamos lutando por uma sede da UMES, já que a antiga foi vendida. Nós queremos uma sede!

Pergunta: — Ultimamente, tem se notado que a categoria estudantil tem permanecido meio adormecida, mas nesse ano de 2011, estamos percebendo certa inquietação na categoria, não só nos estudantes, mas como em outras categorias de trabalhadores. Em sua opinião, você acha que os estudantes estão despertando?

Resposta: — Com certeza!  A categoria estudantil está se mobilizando não só no Piauí, mas como também no mundo, nesse momento que começa haver vários atos de repressão, questões de injustiça no país, e aqui em Teresina. A verdade é que hoje temos um grande espaço para diálogo num governo que é de esquerda, um amplo espaço no governo federal, estadual e municipal, mas queremos muito mais, queremos garantir de fato esse direito nas ruas para que outras pessoas se sintam contempladas. Inclusive colocando questões como educação, um ensino de qualidade, saúde, laser, transporte e uma melhoria na qualidade de vida.

tags/ atalhos: coluna social/noticias

publicado por dgaudioprocopio o poeta às 01:49
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags   | Blogar isto | partilhar

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A CORAGEM NO ERRO

A NOBREZA NA CORAGEM DO ERRO*
                    (Silas Freire)



Grande não é aquele que faz um prosélito para si
Nem faz misticíssimos de um personagem em si
Mas delegas ao ser, muitas lições de vida por si.
Vividas e aplicadas em árduas labutas e horas a si. 

Grande não é o sentimento da fala pela fala do ego
Por atitudes e demandas na força de mão ao decreto
Quando se tem a caneta e a escrita no ato ao pelego
Que de pobre até a alma é vendida em mísero acerto.

E diríamos mais ainda: a nobreza na decência do ser
Uma raridade em meados do porvir: o que hão de ser!
Quando muito se espera do pouco: uma atitude a ser:
A dignidade de uma existência terrena. Ser ou não ser!

Por que, seria muito exigirmos a sinceridade do homem?
Ou seria pouco demais o preço da honestidade no bem?
Tens de ser grande oh nobre Silas! Não por Super-Homem
Ou por serdes um abastado homem que de um tudo tem.

Mas por terdes a coragem de assumir perante Deus
Os fragmentos de um sentimento mesquinho e insano
Que enodoa as vestes do ser humano perante os seus.
Grande é aquele que tem ousadia e coragem a tanto!

E o que é um tanto, no tanto que nos concede o Pai?
No tanto do tanto, o mínimo que poderíamos fazer é:
Sermos humildes e sinceros com o próximo que geme
Para sermos exaltados e glorificados por Deus: o Pai

Não é o ato no exercício do poder onde emana a força
Que tornará o indivíduo exemplo da espécie humana.
Virtude e saber do conhecimento em suma posteridade:
Mas a nobreza na coragem do erro por suas atitudes.




                                    D`Gáudio Procópio



* A descrição do ser humano que assume seus erros


Silas este poema é impessoal, não é uma descrição da sua pessoa em si. Figura 100%.
 Mas inspirado em você, baseado no seu comentário e na coragem de assumir publicamente o fato de ter sido no passado uma pessoa arrogante e prepotente.

Este é meu estilo de poesias, espero que possa compreender a mensagem. Ele irá para meu blog, face book e fará parte do terceiro de livro de minha autoria.