FELIZ 2013

sábado, 24 de novembro de 2012

DIÁCONOS CAUSAM TUMULTOS, LITÍGIOS E CISMAS NA CCB


 

 

ESTATUTO - CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

COM AS ALTERAÇÕES DE 10/04/2004

 

AS ATITUDES DIFERENTES DAS PRETENDIDAS E DETERMINADAS PELOS ASPÓSTOLOS

 

TÊM PROVOCADAS DIVERGÊNCIAS, LITÍGIOSE E CISMAS NO SEIO DA IRMANDADE.

 

OS CASOS MAIS PRÓXIMOS RECENTES OCORREM EM UNIÃO E NO BAIRRO  AREIAS REGIÃO DO PROMORAR

 

 

CAPITULO III

 

Anciães, Cooperadores do Ofício Ministerial, Diáconos e suas Atribuições

 

Art. 23 - O Ministério da CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL é composto de Anciães – que em seu conjunto formam o Conselho de Anciães – Cooperadores do Ofício Ministerial e Diáconos.

 

Art. 24 – Os irmãos Anciães e Diáconos são ordenados (I Tim. 4:14), e os Cooperadores são apresentados, conforme deliberação do Conselho de Anciães, segundo a guia de Deus pela revelação do Espírito Santo, dentre os membros da CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL que apresentarem as virtudes consignadas no Santo Evangelho (I Tim. 3:1-7 e 8-13; Atos 6:6; Tito 1:5-10; I Pedro 5:2-3).

 

Parágrafo único. A ordenação ou apresentação sempre será realizada por um Ancião, dentre os mais antigos no Ministério, de comum acordo com o Conselho de Anciães.

 

Art. 25 – Os serviços de culto nas Casas de Oração são presididos pelos irmãos Anciães ou Cooperadores do Ofício Ministerial, os quais devem vigiar na liberdade do Espírito Santo e em todo o tempo, para que nenhuma coisa estranha ao Santo Evangelho seja manifestada.

 

Art. 26 – Os serviços sagrados de Batismo e Santa Ceia são ministrados exclusivamente pelo ofício de Ancião.

 

Art. 27 – Aos irmãos Diáconos compete o atendimento da Obra da Piedade, podendo ser auxiliados por irmãs preparadas por Deus para essa finalidade. Na sua falta, tais atribuições serão exercidas pelos demais integrantes do Ministério.

 

§ 1º Aos irmãos Diáconos compete dar assistência às casas de oração quanto ao recebimento de coletas e ofertas e à remessa dos valores que devem ser depositados em estabelecimentos bancários, bem como aplicar aquelas destinadas às Obras Pias e viagens missionárias. Todos os prontuários, em função do caráter eminentemente sigiloso, serão mantidos em poder dos mesmos, que em tudo se farão guiar por Deus. A documentação contábil será encaminhada à Contabilidade.

 

§ 2º Os Diáconos ou irmãos responsáveis pelo atendimento da Obra da Piedade e viagens missionárias, mediante procuração específica outorgada pela CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL, movimentarão conta bancária especial, para os devidos fins. Essa conta será movimentada no mínimo por 3 (três) irmãos, devendo conter sempre 2 (duas) assinaturas. Onde houver Diáconos, estes obrigatoriamente assinarão.

 

§ 3º Os Diáconos, na escrituração das despesas decorrentes do exercício de suas atribuições, poderão ser assessorados por um contabilista.

 

§ 4º Aos irmãos Diáconos e/ou responsáveis pelo atendimento das Obras Pias e viagens missionárias, aplica-se o disposto nas alíneas “b”, “c” e “d”, do art. 37 deste Estatuto.

 

OBS: AS OBRIGAÇÕES DOS DIÁCONOS SAO INTEIRAMENTE VOLTADAS PARA O ATENDIMENTO À PIEDADE, AOS NECESSESSITADOS. ESSA É SUA REAL FUNÇÃO EOBRIGAÇÃO

 

 

Art. 33 – Os atos de administração do patrimônio da CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL que excedam a simples gestão, incluindo compra e venda de bens imóveis, serão previamente apresentados a Deus em oração conjunta do Conselho de Anciães, Diáconos e Administração, para d’Ele se obter a confirmação, lavrando-se a seguir ata sobre a deliberação tomada para sua perfeita execução.

 

Parágrafo único. As construções e/ou reformas de imóveis serão deliberadas em reunião conjunta do Conselho de Anciães, Diáconos, Cooperadores do Ofício Ministerial e Administração.

 

 

SEGUNDO O ARTIGO 33, AS ATRIBUIÇÕES ADMINISTRATIVAS SERÃO APRESENTADAS AOS DIÁCONOS PARA SEREM ORADAS E APRESENTADAS A DEUS EM ORAÇÃO. NÃO SIGNIFICA QUE OS DIÁCONOS AMINISTREM OS TEMPLOS, SENÃO ELES FUGIRÃO À SUAS REAIS UTILIDADES.

QUEM FAZ ASSIM OU O DETERMINA É POR QUE TEM PREENÇÕES DE TULMUTUAR O BOM ANDAMENTO DA OBRA, SEJA ELE ANCIÃOOU QUALQUER OUTRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário